sexta-feira, 7 de junho de 2013

"Reflexões de Pernas pro ar. Calcanhar de Aquiles ou calcanhar de Kairós?



Oi pessoal vamos ao nosso momento "Reflexões de Pernas pro ar." 
Nosso tema: "Calcanhar de Aquiles ou calcanhar de Kairós?"
Para ilustrar nossa reflexão, gostaria de lançar mão de algumas figuras da Mitologia Grega, a saber, Aquiles e Kairós. Para tanto, peço permissão a vocês, para colar aqui um trecho das respectivas histórias desses personagens do imaginário e Pantheon Grego. Antes preciso esclarecer minha impossibilidade de reproduzir junto ao texto as respectivas imagens de tais personagens, sendo assim, oriento que pesquisem na internet, utilizando os nomes deles, para verificarem as imagens que eram atribuídas aos citados mitos gregos, pois isso os fará entender melhor o por que do meu interesse em utilizá-los como ilustração. Então, vamos à eles:
"Na mitologia grega, Aquiles foi um herói da Grécia, um dos participantes da Guerra de Troia e o personagem principal e maior guerreiro da Ilíada, de Homero.
Aquiles tem ainda a característica de ser o mais belo dos heróis reunidos contra Troia, assim como o melhor entre eles.
Lendas posteriores (que se iniciaram com um poema de Estácio, no século I d.C.) afirmavam que Aquiles era invulnerável em todo o seu corpo, exceto em seu calcanhar; ainda segundo estas versões de seu mito, sua morte teria sido causada por uma flecha envenenada que o teria atingido exatamente nesta parte de seu corpo. A expressão "calcanhar de Aquiles", que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem."

"Kairós é uma palavra da língua grega antiga que significa “o momento oportuno”, "certo" ou “supremo”. Na mitologia, Kairós é filho de Chronos (deus do tempo e das estações).
Os gregos antigos possuíam duas palavras para a moderna noção de "tempo": chronos e kairos. Enquanto a primeira era usada no contexto de tempo cronológico, sequencial e linear, ao tempo existencial os gregos denominavam Kairos e acreditavam nele para enfrentar o cruel e tirano Chronos." 
Se analisarmos os mitos e suas respectivas imagens, veremos algo interessante que nos chama a atenção. A Mitologia os retrata com um destaque especial para seus respectivos calcanhares.
No caso de Aquiles, uma vulnerabilidade, que atingida posteriormente por uma flecha envenenada, o levou à morte. Isto é, seu calcanhar era um ponto fraco em sua vida.
Já Kairós é retratado como um jovem que tinha asas nos pés. Isso porque os gregos acreditavam que Kairós era o deus da oportunidade e qualquer pessoa que conseguisse "capturá-lo", seria muito bem sucedida, pois ele era ágil e esperto, difícil de ser pego. Quem o capturasse teria melhores condições de vencer Chronos, um outro deus do tempo que era tirano e vingativo, que sempre requeria a vida das pessoas.
No caso de Kairós, seu calcanhar era um ponto forte.
Coincidência ou não, calcanhar é a parte do meu corpo que mais está em evidência nestes dias. Por causa disso fiquei pensando nos dois mitos gregos e refletindo: meu calcanhar é de Aquiles ou de Kairós? Isto é, meu ponto fraco ou meu ponto forte? 
Daí entendi que na vida real, ao contrário do mito grego, não se trata de uma questão anatômica. Nossos pontos fracos ou fortes podem se manifestar em qualquer área da nossa vida e de qualquer forma. Cabe a nós, identificá-los e trabalhá-los de maneira a nos projetar cada vez mais para os propósitos de Deus. Apenas como exemplo, tenho sofrido na minha saúde por causa de meu calcanhar. Parece que "ele tenta me dizer" que pelo menos nos próximos dois meses eu não conseguirei cumprir os planos de Deus na minha vida. Bem, é verdade que não posso contar com meu calcanhar (fraco) agora, mas isso não é motivo para que eu me abata e deixe de fazer a vontade de Deus. 
Há muitas pessoas que se entregam às suas limitações ao invés de encontrar forças em Deus para superá-las, aproveitando as OPORTUNIDADES. Temos a garantia do Senhor de que Ele nos sustenta e capacita em toda e qualquer situação. Por isso, avancemos rumo ao alvo, custe o que custar. Em nome de Jesus. 
Algumas sugestões de textos para sua reflexão:
Romanos capítulo 8; 2 Coríntios 12:9-10; Habacuque 3:19; Salmos 18:2; Salmos 54:4; Salmos 94:18; 
Os textos acima são promessas de Deus que se cumprirão em sua vida se você decidir não se limitar pelo seu possível "calcanhar de Aquiles", mas usar as oportunidades para fazer a diferença. DEUS É CONTIGO!
Ah, só pra testemunhar e glorificar a Deus, hoje eu fui com meu calcanhar ( de cadeira de rodas -por enquanto) visitar três pacientes aqui no hospital, além do testemunho sobre o Senhor que tive a honra de dar para uma enfermeira, enfermeiro e do meu colega de quarto. 
Até mais, se Deus quiser!




Por Jean Carlos   Pastor da Igreja Batista da Lagoinha

Nenhum comentário:

liderlagoinha@gmail.com